AGENDA DE EVENTOS

Prezado Colega,

Estarei ministrando a palestra: Contabilidade Pública - aspectos Gerais Veja a seguir os dados da palestra.

Data: 29/11/11
Horário: das 14h00 às 18h00
Período de Inscrição: 22/11 à 28/11/11
Local: SESCON SP - Regional Osasco
Endereço: Rua Lírio, 82 - Jardim das Flores

Público Alvo: Somente Contabilistas, Empresários da Contabilidade registrados no CRC, com situação regular, Estudantes de Contabilidade (últimos anos-semestres) com cadastro no CRC.

Representando o CRC-SP: JOSE AUGUSTO CORCHOG DE VASCONCELOS Informações: (11) 3684-0255 -

Delegacia Regional CRC SP de Osasco mais informações:

www.crcsp.gov.br


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


UMA REVOLUÇÃO NA CONTABILIDADE
By: Valmir Leôncio da Silva

                              O gerente de Normas e Procedimentos de Contabilidade da STN - Secretaria do Tesouro Nacional Francisco Wayne Moreira, ministrou nesta quarta-feira (10/02), uma palestra sobre Plano de contas e contabilidade patrimonial. Isso ocorreu durante a capacitação técnica promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O evento foi realizado no dia 09 de fevereiro na Escola Superior de Contas e contou com a presença de mais de 400 contabilistas e controladores internos de órgão públicos municipais de estaduais.


                            De acordo com o palestrante, a contabilidade pública vem passando por mudanças ao longo dos últimos dois anos e a STN editou novas normas que precisam ser melhor compreendidas, principalmente em relação ao conceito. Francisco Wayne explicou que por muito tempo as regras não tiveram alterações e o setor estava totalmente adaptado ao trabalho. Por isso, segundo ele, as inovações passam necessariamente pela conceituação do processo. “A mudança é de cultura e não somente de estrutura física”.

                               Para Wayne, esse período de transição – antes das normas serem cobradas - deve ser utilizado para capacitar e envolver os contabilistas e controladores internos sobre a importância e os benefícios que as novas regras vão trazer para todos. “Por isso, é imprescindível essa capacitação promovida pelo TCE”. Conforme ele, quanto mais cedo se debater o assunto, mais rápido a cultura será difundida e, como certeza, o ganho não será só dos profissionais e gestores, mas também da sociedade que terá uma gestão qualificada.

                               Na opinião do palestrante, ao adotar a contabilidade patrimonial o administrador público passará a ter uma visão integrada das informações do orçamento e do patrimônio. “Isso irá refletir no poder de decisão do gestor que saberá exatamente como agir”. Hoje as gestões públicas sabem o patrimônio que tem, por exemplo, no setor educacional (escolas, móveis, etc), porém não sabem mensurar o valor correto disso e nem se o benefício está proporcional à demanda.

                             Wayne ressaltou ainda que a implementação do plano de contas nacional para todos os entes públicos trará resultados satisfatórios como, por exemplo, unificação da linguagem, padronização das informações e comparação dos dados por parte dos gestores.


                                                 TCE-MS

O que você achou dessa matéria?  Deixe sua mensagem ou sugestão clicando em "comentário".

Nenhum comentário: